Programa Formando Constelações é incorporado ao Cidade de Paz
Um dos principais projetos educacionais de Itabuna, o Formando Constelações, agora também faz parte do Programa Cidade de Paz, da Prefeitura de Itabuna.. A missão do projeto Formando Constelações é educar motivando a paz, com práticas de valores humanos, educação integrada, didática e religiosa. O Formando Constelações, que operava em 62 escolas, agora, com a inclusão ao Programa Cidade de Paz passa a funcionar em 110 escolas da Rede Pública Municipal.
A ampliação foi formalizada hoje pela manhã em um encontro entre o prefeito Claudevane Leite, os dirigentes do projeto e os diretores e coordenadores das instituições participantes, no auditório da Faculdade Unime. A coordenadora geral do projeto, Erenita Cristina Araújo, disse que essa ampliação é a realização de um sonho que há tempos era alimentado por ela e agora veio a confirmação de que não sonhou sozinha.
“O prefeito sonhou junto com a gente. Foi um grande parceiro, sempre participou de reuniões e seminários do projeto” disse Erenita, reforçando que fazer parte do Cidade de Paz traz imensa gratidão e alegria. Segundo Erenita, o projeto traz a proposta do acolhimento e do amor em sala de aula, atentando para o que a coordenadora chama de “os apelos silenciosos” dos estudantes.
O prefeito Claudevane Leite disse que o objetivo do governo é formar uma geração de paz, investindo nas crianças e nos jovens e oferecendo educação de boa qualidade, cultura, lazer e esporte para dirimir a violência na cidade. “Peço engajamento dos professores para que o trabalho seja perseverante. O trabalho de vocês é de extrema importância para a formação de crianças e jovens” ressaltou Vane.
A secretária de Educação, Dinalva Melo, convocou as famílias a participar dessa concepção. “Desejamos a participação da família, que hoje se encontra desestruturada” disse, destacando a necessidade de apoio e solidariedade em função da crença nos educadores. Já o presidente da Fundação Itabunense de Cultura – FICC, Roberto José da Silva, coordenador técnico Grupo de Trabalho responsável pelo Cidade de Paz, alertou para a importância programa no combate a violência. “O Cidade de Paz vai concorrer com o tráfico e ganhar. Vamos seduzir nossos jovens e orientá-los para o bem” prometeu.